26 de abril de 2017
Como criar um nome de empresa? Tudo sobre naming, parte 02.
Ter uma grande ideia de negócio é apenas o começo, logo nos primeiros passos do planejamento aparece uma das maiores dúvidas de todos os empreendedores: Como criar um nome de empresa?
Esta é a Parte 02 deste material sobre Naming, confira aqui a Parte 01.
4 – Brainstorming – Como criar um nome de empresa
Já que definiu todas as diretrizes para a escolha do nome de sua empresa, agora é hora de colocar a cabeça para pensar e explodir em ideias. Nesta fase é necessário levantar a maior quantidade possível de ideias, portanto, vale utilizar:
- Dicionários
- Etimologia das palavras
- Junções de palavras
- Abstração de conceitos
- Cultura local
Algumas boas dicas para essa fase são:
- Pense em como você quer que as pessoas se sintam.
- Relacione palavras, frases, sinônimos, significados, ideias que evoquem esses sentimentos que você quer passar.
- Busque palavras em outras línguas, plantas, animais, objetos, cores, pedras etc., que estejam relacionadas às suas ideias.
- Pense em objetos, ideias, que não tenham relação alguma com o segmento da marca.
5 – Seleção Preliminar – Como criar um nome de empresa
Após ter gerado o maior número de nomes possíveis, faça uma listagem preliminar para definir os melhores. Para isso, sugere-se avaliar os seguintes aspectos:
Alinhamento estratégico: A quais diretrizes está associado?
Restrição Sonora: Possui formas diferentes de se pronunciar?
Restrição ortográfica: Possui formas diferentes de leitura/escrita?
Restrição cultural: Há alguma percepção diferente em outras regiões?
Sensações e ideias: Como faz as pessoas se sentirem? A que conceitos está ligado?
6 – Checagem de viabilidade
Feita a listagem preliminar de nomes, imagino que você já tenha encontrado o nome perfeito para a sua empresa, certo? Errado! Acredite, mas a grande maioria de nomes perfeitos já foi registrada e seu uso pode lhe acarretar um número enorme de problemas. As checagens necessárias são:
- No INPI – Para isso é necessário conferir se existe o nome do seu negócio em uma das classes existentes. Parece fácil, mas muita gente sem muito conhecimento do funcionamento do INPI, acaba registrando na classe errada e perdendo muito tempo e dinheiro. Mas fique tranquilo, você tem a Efetiva para facilitar o seu trabalho, nós podemos lhe auxiliar com a Pesquisa, entre em contato com a gente agora!
- Domínios Disponíveis – Nos dias de hoje, é cada vez mais difícil encontrar um domínio (endereço do seu site) disponível para registro, por isso, tente ser criativo e crie opções curtas e legais. Veja por exemplo o caso da GOL, que registrou o domínio www.voegol.com.br.
- Disaster Check – A ‘checagem do desastre’ auxilia a evitar a adoção de nomes que tenham significados desastrosos em determinados idiomas. Procure por exemplo o significado da palavra PAJERO em espanhol, isso obrigou à Mitsubishi a utilizar outro nome para o veículo nesses países de língua espanhola.
Empreender em um país tão burocrático como o Brasil é uma tarefa árdua e de muita dedicação, e até visto por muitos como uma insanidade. Mesmo com tantas dificuldades, não é segredo que o povo brasileiro é um dos mais criativos do mundo, por isso, todos os dias surgem ideias e mais ideias de novos negócios em nosso país. Todavia, sabemos que apenas criatividade não é suficiente, então, esteja atento às questões legais e estratégicas na escolha do nome da sua empresa.
Mais do que ser estratégico, um nome de empresa ou produto precisa estar livre para ser registrado no INPI, isso sim é uma das maiores questões a se atentar, pois nem todo bom nome é ‘registrável’. Assim, conte conosco para as verificações e também com o registro de sua marca.