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19 de abril de 2017

Como criar um nome de empresa? Tudo sobre naming, parte 01.


Ter uma grande ideia de negócio é apenas o começo, logo nos primeiros passos do planejamento aparece uma das maiores dúvidas de todos os empreendedores: Como criar um nome de empresa?

Sua empresa precisa de um nome estratégico

Criar um nome de empresa é uma das primeiras grandes decisões estratégicas que um empreendedor precisa tomar para seu negócio, pois há muitos aspectos a serem considerados, tais como: a originalidade do nome, a não utilização de termos datados/antigos, a facilidade de seus clientes se lembrarem do nome, o seu posicionamento, e por último, claro, busca-se um nome que lhe permita vender mais e melhor.

Você já sabe a importância de se registrar uma marca, mas para se registrar, é preciso ter uma marca e, antes disso, ter um nome que seja passível de registro. Neste post iremos aprender um pouco mais sobre como criar o nome ideal para o seu negócio.

Tipos de Nomes de empresas

Há vários designers especializados em Naming, ou seja, criação de nomes para empresas, mas não é preciso ser nenhum especialista para criar um nome bom e estratégico, que não só identifique seu negócio, mas também o diferencie.

A grande maioria de especialistas em criar nomes de empresas, utiliza diferentes metodologias e também diferentes denominações para os tipos de nomes. Abaixo, uma lista dos tipos de nomes mais comuns e seus exemplos:

Siglas: Iniciais de palavras, por exemplo: GM (General Motors)
Acrônimos: Junções de iniciais de palavras formando um novo termo, por exemplo: Fedex (Federal Express)
Aliteração: Utilização de sons com pronúncias idênticas, por exemplo: PayPal
Arbitrário: Palavras que já existem, mas que são utilizadas em um novo contexto, por exemplo: Apple
Combinação: Junção de palavras completas, por exemplo Nutrasweet
Composição: União de palavras de idiomas diferentes, aceita-se a alteração da grafia das palavras, por exemplo: Herbalife
Descritivo: Que descreve literalmente o que é a empresa, por exemplo: Banco do Brasil
Patronímicos: Simboliza o uso de nomes de pessoas, por exemplo Disney.
Geográfico: Se relaciona com uma questão geográfica de onde a empresa é, por exemplo: Aerolíneas Argentinas. A marca do Banco do Brasil, além de descritiva, também é geográfica.
Simbólicos: utilizam de uma metáfora, como a marca Jaguar
Onomatopéia: Que utilização a reprodução de sons ou ruídos naturais, por exemplo: Yahoo!
Estilização: Que propõe o uso de uma palavra estilizada, por exemplo: Qualy
Neologismos: invenções de palavras, por exemplo: Intelig

Como criar um nome de empresa? Metodologia

Agora que já conhecemos os mais variados e possíveis tipos de nome para uma empresa, é necessário conhecer uma metodologia de trabalho. Uma metodologia para criar nomes de empresas possibilita otimizar as etapas do processo, bem como torna o processo mais planejado, lógico e eficiente.

1 – Defina os objetivos

O passo inicial para entender como criar um nome de empresa é definir os objetivos, para isso, é preciso que o nome satisfaça os seguintes critérios: ser adequado aos objetivos do negócios, possuir boa sonoridade, ser de fácil memorização e legalmente registrável (INPI).

A definição dos objetivos do novo nome precisa estar alinhada aos seguintes aspectos:

  • À personalidade da marca;
  • Histórico do produto ou empresa;
  • Posicionamento e objetivos do negócio;
  • Às características e o comportamento do seu público;
  • Aos benefícios do seu produto ou marca;
  • Mapeamento do mercado e da concorrência;
2 – Analise os dados levantados nos objetivos

Após se levantar características de seu ramo de atuação, seus concorrentes, seu público e seu negócio, tente trabalhar de maneira mais analítica e sintetize os dados levantados buscando os detalhes que diferenciam seu negócio dos concorrentes. Utilize o mínimo de palavras/texto possível e sigas essas cinco diretrizes:

  • Entenda o seu negócio;
  • Defina os atributos da sua marca;
  • Defina seu Posicionamento;
  • Busque conceitos;
  • Gere alternativas de nomes.
3 – Entenda o Contexto em que a marca ou produto está/estará inserida

Uma das questões mais importantes sobre como criar um nome de empresa é entender qual o contexto em que o seu negócio ou produto estará inserido, para isso, atente-se aos seguintes pontos:

Abrangência Geográfica: Onde você atuará, apenas no Brasil? Se houver planos de internacionalização, para quais países serão? Se deseja se expandir, lembre-se de verificar o significado dos nomes nos outros países em que planeja atuar.

Extensões de Linha: Se seu produto terá uma expansão de linha, previna-se anteriormente e planeje essa questão. A Bombrill expandiu sua linha de produtos, mas precisou gastar muito em publicidade, uma vez que era conhecida apenas como uma esponja de aço.

Alterações de mercado: Imagine que o seu mercado um dia acabe, sua empresa vai se encerrar também? Provavelmente não, pois empresas mudam seu posicionamento, seu mercado e buscam sua perpetuação. Imagine uma empresa chamada Casa da Datilografia, não morreu pela tecnologia, mas sim pelo nome.

 

continua…
Esta é a primeira parte desse incrível guia sobre “Como criar um nome de empresa”, a segunda parte será postada no próximo dia 26 de abril.


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