Blog

Você tem alguma dúvida sobre o registro de marca e propriedade intelectual?
Confira nossos artigos e fique por dentro do assunto!

REGISTRE A SUA MARCA

16 de agosto de 2017

Por que registrar um nome? Quando o cantor Prince foi obrigado a deixar de ser Prince


Em vários posts, temos mencionado uma série fatos curiosos sobre marcas, bem como outras curiosidades e informações que mostram o porque de se registrar um nome. Prince Rodgers Nelson, ou simplesmente Prince, foi um dos principais artistas pop dos anos 80, com grande destaque para o álbum “Purple Rain”, que inclusive virou filme posteriormente. O que talvez algumas pessoas não saibam, é que no começo dos anos 90 Prince precisou deixar de usar seu próprio nome e passou a se chamar:


Isso mesmo. O novo “nome” adotado pelo cantor não possuía uma pronúncia e isto ocorreu porque Prince adotou como marca apenas um elemento figurativo, como já falamos neste post. Embora muita gente tenha acreditado que seria mais uma das excentricidades do cantor, a verdade era que tudo não passava de uma disputa legal de Prince com a sua gravadora, a Warner Bros, o que demonstraria o poder do registro de um nome.

A Warner havia tornado o nome “Prince” como uma de suas marcas registradas, a fim de utilizá-lo na promoção de todas as músicas do cantor. Assim, a Warner era a real detentora do nome “Prince” e das músicas a ele relacionadas. Não tardou para que o artista entrasse em rota de colisão com a gravadora. Ao ter noção de que o seu próprio nome e músicas originais não lhe pertenciam, resolveu mudar de nome para um símbolo sem pronúncia. O intuito era dificultar ao máximo a vida da Warner na venda e promoção de seus discos.

Prince só voltaria a utilizar seu próprio nome no ano 2000, quando seu contrato com a Warner Bros se encerrou, assim como os direitos de uso que a empresa tinha sobre o uso do nome do cantor.

Se um artista tão importante deixa de possuir os direitos sobre a sua obra e, principalmente, sobre o seu próprio nome, podemos ter uma ideia do poder de registrar um nome ou uma marca, além da força dos contratos. Antes de construir uma grande história em sua empresa ou carreira artística, registre suas ideias. É importante que sua empresa e até mesmo vocês músicos, autores e compositores, estejam sempre atentos à proteção de suas obras e marcas.


Veja Também

Quer registrar sua marca?

Então conte-nos um pouco sobre a sua marca, sobre o que ela representa e os produtos ou serviços
que a sua empresa desenvolve. Com isso nós poderemos fazer uma pesquisa de viabilidade.
Sem burocracia ou qualquer compromisso.

Entre em contato