Blog

Você tem alguma dúvida sobre o registro de marca e propriedade intelectual?
Confira nossos artigos e fique por dentro do assunto!

REGISTRE A SUA MARCA

5 de abril de 2017

Registrar uma marca é lucrativo para seu negócio


Pequenos registros, grandes Negócios

Talvez o pensamento mais recorrente aos donos de microempresas ou empresas de pequeno porte seja “Minha empresa não é tão grande, preciso registrar uma marca que ainda é pequena?”. Embora tenhamos demonstrado neste post porque é importante registrar uma marca, e como isso inclui todos os tipos de empresa, independentemente de seu tamanho, abaixo lhes contaremos alguns casos curiosos.

As multinacionais e o porque de se registrar uma marca

Em 1999, com a chegada da Telecom Italia Mobile, a TIM, ocorreu um dos primeiros grandes casos de disputa por uma marca registrada em solo brasileiro. É que em Goiás já existia, desde 1988, a TIM – Telecomunicações, Instalações e Montagens Ltda., que possuía junto ao INPI o registro da marca. Como o nome das marcas era bastante similar e atuavam no mesmo ramo de negócio (telecomunicações), foi inevitável o embate judicial, tendo o INPI se manifestado a favor da empresa goiana. Aparentemente as empresas em Goiás levam a sério as suas ideias, isto porque no final dos anos 90 a gigante coreana LG Electronics desembarcou no Brasil e por aqui encontrou outra empresa com a mesma marca. Tratava-se da LG Informática, que já possuía o pedido de registro junto ao INPI desde 1993. Em 2006 a LG goiana ingressou em juízo para anular os registros da LG coreana e reaver a sua exclusividade em todo o território nacional.

O Registro da marca TIM tornou-se um grande negócio para a empresa Goiana

Nestes casos, é claro que as multinacionais não possuem condições comerciais de abandonarem suas operações no país ou realizarem a mudança de marca. Tudo isso incorreria em gastos gigantescos e prováveis prejuízos. A melhor saída neste tipo de impasse é um acordo financeiro entre as empresas, estipulado em um patamar que seja razoável para a multinacional, em consideração ao tamanho da operação que deseja executar no país e o suficiente para convencer e viabilizar a empresa nacional da utilização de uma outra marca. Por isso, assim que foi julgado o ganho de causa à empresa Goiana, a TIM – Telecom Italia Mobile, se viu obrigada a fazer um acordo milionário para ter a permissão de uso da marca. Assim, um pequeno ato, mas tão importante como registro uma marca, pode resultar em um grande negócio para sua empresa. Não perca tempo ou dinheiro, registre já sua marca junto ao INPI.


Veja Também

Quer registrar sua marca?

Então conte-nos um pouco sobre a sua marca, sobre o que ela representa e os produtos ou serviços
que a sua empresa desenvolve. Com isso nós poderemos fazer uma pesquisa de viabilidade.
Sem burocracia ou qualquer compromisso.

Entre em contato