27 de janeiro de 2017
Marca ou logomarca, qual desses termos está correto?
Se você é designer, tem algum amigo designer ou mesmo já contratou alguma empresa que presta serviços de design gráfico, certamente já viu que um assunto que causa muita polêmica é a definição e a diferença desses termos: marca ou logomarca. Parece uma discussão interminável, e a pergunta “Marca ou logomarca, qual desses termos está correto?” parece não ter uma resposta unânime – e não tem -, mas neste post iremos deixar esse assunto um pouco mais claro.
É certo utilizar a palavra logomarca?
Responder se é certo utilizar a palavra logomarca gera uma resposta dúbia: sim e não. Sim porque esta palavra consta no dicionário Aurélio com a seguinte definição: “união de letras do nome da empresa em elementos formais como representação gráfica”. Ao mesmo tempo, a resposta é não, pois é uma palavra que não consta no léxico de nenhuma outra língua em todo o mundo.
A explicação do porque a palavra logomarca não existe em outras línguas se relaciona à morfologia da palavra, que é uma derivação das palavras “logo”, que vem do grego ‘logos’ e significa: significado, conceito; e “marca” (marka), que é uma palavra de origem germânica (alemã) e tem o mesmo significado do termo “logo”, ou seja, significa significado, conceito. Ora, se as palavras logo e marca possuem o mesmo significado, logo o uso do termo logomarca, mesmo sendo colocado como um termo existente em nosso dicionário, soa como um neologismo impreciso e sem sentido, afinal, logomarca significaria: “significado significado”.
E você, o que pensa dessa polêmica, em sua opinião, é certo utilizar a palavra logomarca?
Afinal, qual é o significado de logotipo?
Seguindo a análise etimológica das palavras, vamos um pouco além para entender qual é o significado da palavra logotipo, essa sim uma palavra que existe e faz sentido. Como vimos anteriormente, a palavra ‘logos’ quer dizer SIGNIFICADO, já a palavra ‘tipos’ também vem do grego e pode significar FIGURA, mas em uma tradução direta ao inglês se traduz na palavra TYPE, que é uma palavra derivada do termo TYPOGRAPHY, que por sua vez é uma grande área de estudo do desenho e composição de letras.
Pela explicação do parágrafo anterior, entre os designers convencionou-se ao longo dos anos que uma marca gráfica, ou seja, a representação gráfica (visual) de uma marca é formada por um símbolo + logotipo, que no caso caracteriza a parte escrita da mesma. Vide exemplo abaixo:
Então o correto seria falar marca?
Do ponto de vista do Branding, que é uma área de estudo e construção de marcas (brand), a marca é a soma dos bens tangíveis e intangíveis que uma empresa tem. Imagine uma marca como a Coca Cola, certamente esta possui milhões em fábricas, caminhões e outros bens tangíveis, isso tudo tem seu custo facilmente estimado, mas imagine todo o intangível que há por trás da empresa: a receita do produto (única e guardada a sete chaves), a imagem que se criou em mais de 100 anos de publicidade, a sua base de clientes em todo o mundo, entre outros. A soma do que há de tangível com o que há de intangível em uma empresa nos dá toda a dimensão do que de fato é uma marca.
Segundo a ótica do Branding, ou até mesmo do marketing que defende uma ideia similar, relegar a definição de marca a uma simples representação visual da empresa, formada por símbolo, logotipos, cores e formas é algo irreal e soa como algo errado. Mas convencionou-se entre os designers gráficos que este é o termo correto, assim, a fim de agradar a gregos e troianos, que tá pensarmos na marca gráfica como o conjunto de símbolo + logotipo (parte escrita), ou mesmo há marcas gráficas que não possuem símbolo ou logotipo.
Posso falar logo?
O termo logo, como vimos acima se traduz em SIGNIFICADO e já vimos que uma marca tem um significado, mas é algo muito mais amplo que isto. Por essa ótica, o uso do termo, embora já tenha caído no senso comum em meio aos mercados de design e publicidade, LOGO é um termo inadequado. Por outro lado, pode ser visto como uma abreviação da palavra logotipo, neste caso, O LOGO.
Na dúvida entre o uso dos termos marca ou logomarca? Consulte a ADG
Embora a atuação do designer gráfico ainda não seja reconhecida por lei que a regulamente, a ADG Brasil – Associação dos Designers Gráficos do Brasil atua desde 1989 “com o objetivo de representar, registrar, disseminar a atuação do designer gráfico brasileiro, além de congregar os profissionais e estudantes para o fortalecimento do design gráfico nacional e o aprimoramento ético da prática profissional e o desenvolvimento de seus associados”.
As definições apresentadas anteriormente nessa postagem são endossadas pela ADG, que estabeleceu um Glossário de termos onde defende o uso dos termos marca = símbolo + logotipo.
É isso, agora que já esclarecemos a questão: “Marca ou Logomarca, qual desses termos está correto?” e você já conhece bem quais os termos devem ser utilizados, não vai sair por aí falando errado, hein?! E sempre contrate um designer gráfico para o desenvolvimento de sua marca (gráfica), eles são os profissionais mais especializados nessa tarefa.