20 de janeiro de 2017
Por que é importante registrar uma marca?
Os primeiros motivos para se registrar uma marca.
Para entender “por que é importante registrar uma marca?”, imagine um negócio que se torna um imenso sucesso, é comum que muitas outras empresas surjam naquele ramo. Lembra-se das Lan Houses, febre nos anos 2000? Ou das paleterias mexicanas de uns tempos atrás? Diversas empresas disputam o mercado oferecendo basicamente o mesmo serviço ou produto, se tornando um cenário perfeito para que duas ou mais empresas possuam nomes idênticos e até mesmo símbolos similares.
Qual o problema de uma ou mais empresas possuírem o mesmo nome ou marca?
O problema de uma ou mais empresas possuírem o mesmo nome ou marca é que, se você não tomou o cuidado de registrar os seus, sua empresa enfrentará a impossível missão de convencer o seu concorrente a deixar de usar aquele nome ou símbolo. Pode ser pior, você poderá ser forçado a deixar de usar a sua marca caso o seu concorrente tenha efetuado o registro dela no INPI, mesmo que ele o tenha copiado!
Ainda que sua empresa não faça parte de um grande nicho de mercado, você pode encarar os mesmos problemas por não ter registrado seu nome ou marca. Uma empresa que oferece um bom serviço ou produto, mesmo atuando em um nicho muito específico, terá sempre um concorrente querendo surfar na sua onda, por isso é preciso muita atenção e cuidado.
Seja criativo na hora de escolher o nome da sua empresa
Não quer dizer que todos à sua volta querem roubar suas ideias e se aproveitar do seu sucesso, mas eventualmente alguém nomeará a própria empresa com o mesmo nome que você escolheu, mesmo sem ter conhecimento da existência de sua marca. Isto pode ocorrer por mera coincidência ou porque alguns nomes ou termos são muito característicos em determinadas áreas. Já parou para notar quantas lojas de informática possuem o termo “Tech”? Ou quantas imobiliárias, contabilidades ou assessorias com o termo “Prime”?
Agora que já respondemos a pergunta “Por que é importante registrar uma marca?”, tenha cuidado, pois utilizar termos comuns no nome da sua empresa pode dificultar o registro de sua marca junto ao INPI.