23 de janeiro de 2017
6 passos para ser mais criativo em sua vida pessoal e negócios
O que é a criatividade? Como ser mais criativo?
Antes de entendermos os 6 passos para ser mais criativo, é preciso entender um pouco mais a fundo o que é criatividade. Definir isso não é uma tarefa tão simples, mas vamos tentar.
A definição de criatividade é a geração de novas ideias que acrescentam valor e são úteis para alguma entidade. Com base nesta definição, a criatividade depende de um contexto, ou seja, vai muito além do indivíduo criativo sozinho. Isso quer dizer que a criatividade pode ser influenciada pelo meio em que você está, logo, desde que o ambiente seja favorável, até mesmo as pessoas que se consideram menos criativas poderão expandir essa capacidade. Se você é uma dessas pessoas, essa postagem visa de sugerir 6 passos para você ser mais criativo.
1 – Confiança é tudo
Vários estudiosos indicam que a personalidade dos pais e a forma como criam seus filhos pode diminuir ou aumentar a criatividade e a capacidade imaginativa das crianças. Imagine uma família que superprotege seus filhos e não permite que estes explorem o mundo, ou mesmo uma família que exerce profunda cobrança em seus herdeiros, certamente, essas crianças crescerão como adultos sem confiança.
Sabemos que você já saiu da infância há muito tempo, mas que tal se cobrar menos!? Afinal, confiança é tudo.
2 – Permita-se errar
Uma estratégia criativa muito utilizada nas empresas atualmente é o Design Thinking, que é a maneira de pensar dos designers na resolução de problemas, porém aplicado a outras áreas. Por ser um processo iterativo e cíclico, um dos principais preceitos do design thinking é a tolerância ao erro, pois os designers acreditam que só errando é que se testa uma solução, assim é possível retomar as etapas anteriores para conseguir buscar um acerto.
Quer se tornar alguém mais criativo? Que tal ser mais tolerante ao erro!?
3 – Não fuja dos problemas
O método de Design thinking, citado anteriormente, é bastante efetivo, sobretudo porque busca se colocar no cerne da questão, ou seja, tenta entender o problema, ao invés de buscar amplamente uma solução. O ser humano, sobretudo os mais jovens da geração Y, tem o costume de se concentrar em questões mais simples e deixar as mais complexas para depois. Faça diferente, deixe as mais simples para depois e não fuja dos problemas.
4 – Anote suas ideias
Uma boa ideia é fruto de sua capacidade criativa e pode vir quando você menos espera, lembra-se daquela excelente ideia que você teve durante o banho, dormindo ou em um momento de diversão? Da mesma maneira instantânea que elas aparecem, elas também se vão, por isso sempre tenha um caderninho em mãos e anote suas ideias.
5 – Cerque-se de pessoas criativas
Segundo um artigo publicado na Revista de Administração Contemporânea, “com Darwin, no século XIX, surge a noção de que criatividade é uma das capacidades adaptativas dos seres vivos; no ser humano, a criatividade é uma das ferramentas para a resolução de problemas objetivos, através de seleções e adaptações bem sucedidas e, por isso, perduráveis”. Ou seja, a depender do ambiente e das pessoas que estão a sua volta, sua criatividade pode ser treinada ou aflorada. Por isso, para se tornar alguém mais criativo, esteja com pessoas mais criativas e se adapte à nova realidade.
6 – Compartilhe suas ideias
Todos já tiveram uma ideia de um milhão de dólares, mas por alguma impossibilidade financeira, falta de tempo ou mesmo de apoio para tirar sua ideia do papel, acabou deixando-a de lado e tempos depois viu alguém executar algo muito similar. O inconsciente coletivo, termo criado pelo psiquiatra Carl Jung, diz que há materiais que foram herdados e é nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos. Ou seja, o inconsciente coletivo é responsável por várias ideias surgirem em todos os cantos do mundo simultaneamente. Já que, mais cedo ou mais tarde, alguém pensará nas mesmas novidades que você, compartilhe suas ideias para colher feedbacks, incentivos e quem sabe apoio para tirá-las do papel.
Albert Einstein dizia que “a criatividade é a inteligência se manifestando”, e todos nós seres humanos dotados de inteligência podemos nos emanar ainda mais criatividade, basta seguir estes 6 passos para ser mais criativo, explorando muito mais a sua própria inteligência e buscando soluções cada vez mais incomuns. Sucesso!