Pesquisa de Viabilidade

Antes de fazer um pedido de registro de marca, é importante realizar uma profunda pesquisa no banco de dados do INPI, a fim de determinar se a sua marca pode ou não ser registrada. Isso quer dizer que precisamos verificar se não há outras marcas idênticas ou similares já registradas e que, portanto, possam vir a prejudicar o seu pedido de registro .

Além da semelhança com outras marcas, existem diversos outros critérios de análise que podem inviabilizar um pedido de registro, como se percebe do artigo 124 da Lei de Propriedade Industrial, por exemplo: sinais genéricos ou  necessários em relação ao produto ou serviço, contrários à moral e aos bons costumes, slogans ou expressão de propaganda, entre outros.

Para que a pesquisa de viabilidade possa ser feita, precisamos entender exatamente o que a sua empresa produz ou qual serviço ela presta, pois outra questão fundamental é saber em qual classe de serviço ou produto sua marca se adequará. Hoje no INPI as marcas são classificadas em 42 classes diferentes. Assim, a existência de uma marca idêntica à sua, não necessariamente significa em impossibilidade de registro!

Quero saber mais!

    Veja também

    Registro Internacional de Marcas

    Se a sua empresa tem filiais em outros países, exporta seus produtos ou atua no e-commerce de maneira global, você precisará registrar sua marca mundo afora!

    saiba mais

    Registro de Marcas

    O registro de marcas é um processo junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial que garantirá a proteção de sua marca e a sua utilização com exclusividade.

    saiba mais

    Direitos Autorais

    Registre e evite o plágio de seus personagens, desenhos, livros, músicas ou qualquer uma de suas criações artísticas, literárias ou musicais.

    saiba mais

    Notificações Extrajudiciais

    Descobriu outra empresa se utilizando da sua marca? Saiba que se você tiver o registro no INPI, nós poderemos enviar uma notificação determinando o fim do uso indevido.

    saiba mais

    Quer registrar sua marca?

    Então conte-nos um pouco sobre a sua marca, sobre o que ela representa e os produtos ou serviços
    que a sua empresa desenvolve. Com isso nós poderemos fazer uma pesquisa de viabilidade.
    Sem burocracia ou qualquer compromisso.

    Entre em contato